2017/11/08

Ecrã "sem margens" do iPhone X face ao Mi Mix 2 e LG V30


A ideia de ter um smartphone com ecrã "total" é algo que há muito se deseja, e que nos últimos ano se tem vindo a concretizar à custa da redução progressiva das margens; e à qual até a Apple aderiu com o seu mais recente iPhone X.

Importa referir que, embora o fenómeno dos smartphones com ecrãs sem margens tenha ganho fulgor desde o lançamento do Mi Mix da Xiaomi, já em 2014 a Sharp tinha trazido para o mercado o Aquos Crystal "sem margens" - uma vez mais confirmando que nenhum dos modelos que agora têm protagonismo de não ter margens são realmente os inovadores neste campo.

Ora bem, o GSM Arena decidiu pegar na fita métrica e medir as margens do iPhone X para ver que tal se fica face a modelos concorrentes.


No topo, contando com o polémico "notch" que alberga a câmara 3D que permite o Face ID, o iPhone X apresenta uma margem de 8.93mm; enquanto que nas laterais tem margens de 4.13mm, deixando a margem mais reduzida, de 3.87mm, para a parte inferior. A melhoria face aos iPhones normais é substancial (com as suas margens ultra-generosas de 19.44mm em cima e 19.29mm em baixo); mas não deixa de ser curioso que nas partes laterais a Apple pareça ter propositadamente usando margens maiores do que poderia ter usado: talvez para minimizar toque acidentais; talvez para manter uma proporção mais estética do ecrã "centrado" no corpo do iPhone...


No entanto, tanto o LG V30 como o Mi Mix 2 apresentam margens laterais mais reduzidas (3.67mm e 3.72mm respectivamente), sendo que nas parte de cima e de baixo se assiste a diferentes opções de "distribuição": no LG V30 temos margens de 7.73mm e 7.27mm em cima e em baixo; no Mi Mix 2 temos margem mais reduzida de 4.52mm em cima, mas fazendo aumentar a de baixo para os 10.57mm. Ainda assim, considerando a "margem total" cima+baixo, temos que o iPhone X, mesmo com a câmara 3D, se consegue ficar pelos 12.8mm face aos 15mm do V30 e 15.09 do Mix 2... o que é notável.

... Ficamos a aguardar agora pelo próximo modelo que nos traga ecrãs "edge-to-edge" ao estilo dos S8 e Note 8, não só nas partes laterais mais também em cima e em baixo... e aí sim, teremos finalmente o verdadeiro smartphone com ecrã sem margens (talvez apenas com um pequeno furo para a câmara frontal, ao estilo do Essential Phone :).

3 comentários:

  1. Falta ai a referência em termos de ecrãs sem margens, o Samsung Galaxy S8, pois embora o Xiaomi tenha sido o primeiro, o S8 foi sem duvida aquele que espalhou de forma mais eficaz o ecrã sem margens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse nao tem margens (laterais) não dava para medir... :)

      Eliminar
  2. Hoje tive com um iPhoneX na mão e porra aquele ecrã + fluidez do sistema + atalhos e gestos bem conseguidos (acredito que se demora a se habituar) mas porra aquilo é mesmo rápido, não falha ao abrir nenhuma app por mais "antiga que seja" adorei a experiência! E sim... experimentei os animojis e pronto... até tem a sua piada! Shame on me :D

    ResponderEliminar