2017/11/17

Galaxy S9 já é mais lento que iPhone X?

Com o próximo topo de gama da Samsung esperado para o início de 2018, há quem já esteja a antever que mesmo esse novo Galaxy S9 não conseguirá apanhar o iPhone X e iPhones 8... nos benchmarks.

Muitos novos modelos têm sido revelados de forma antecipada mediante os resultados de testes de benchmarks enviados para os sites, e parece que também o futuro Galaxy S9 terá sido vítima desse deslize com o surgimento de um misterioso Samsung SM-G960F nos resultados do Geekbench.

É uma referência que se pensa ser do futuro Galaxy S9 - e o facto de aparecer neste momento coincide com os rumores de que o seu lançamento estará a ser preparado potencialmente já para Janeiro - e que revela uma melhoria das prestações face ao S8 e Note 8, com resultados de 2680 e 7787 (single-core e multi-core, respectivamente) face aos 2000 e 7600 dos modelos deste ano.

Mas claro, a comparação com os mais recentes modelos da Apple era inevitável, e a vantagem que os iPhones têm tido neste campo continua a manter-se, já que nem mesmo este potencial Galaxy S9 se consegue aproximar dos 4100 e 10000 obtidos pelo iPhone X neste benchmark.


De referir que o geekbench é um benchmark onde os equipamentos iOS sempre têm tido vantagem face aos Android (e que nalguns casos até os colocam à frente de portáteis e desktops) e deverá ser visto como mero indicador. Aqui parece-me ser bem mais positivo que este novo CPU usado pela Samsung tenha conseguido uma melhoria de 30% no processamento single-core (neste benchmark), face à geração anterior, o que demonstra um salto evolutivo bem significativo.

... Agora é só aguardar para ver como é que a Samsung vai lidar com a questão das câmaras e sensores na frente, caso pretenda reduzir as margens do ecrã ainda mais.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Então se o GeekBench favorece o iOS, porque raio continuam a querer comparar os Androides com os iPhones? Não será apenas e tão só uma jogada de marketing? Pois temos visto o Galaxy Note 8 a ser mais rápido nos diversos testes do que qualquer iPhone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é uma medida de referência, válida como tantas outras, e que tem demonstrado que a integração no Android ainda tem bastante que melhorar (a nível de melhor optimização do hardware+sistema+apps)... e especialmente em processamento single-core.

      Mas como disse, este é apenas *um* benchmark, e que por outro lado já demonstra uma melhoria substancial deste hipótetico S9 face ao S8/Note 8... portanto, se se vier a confirmar, parece-me que do lado da Samsung já será uma excelente evolução.

      Por exemplo, relativamente ao iPhone 7, o iPhone X só melhorou cerca de 15% neste teste- em single core; se se mantiver este ritmo, daqui por uns anos temos os Galaxy no mesmo patamar dos iPhones neste benchmark.

      Eliminar
    2. Não é o GeekBench que favorece o iOS, e sim o IOS que favorece o Hardware dos iphones, uma vez que só agora em 2017 que a apple lançou um processador hexa-core, emquantos os androids já tem de 8 núcleos há anos...o iphone 8 plus por exemplo "ainda" está na casa dos 3 gigas enquanto tem android com 8 gigas. É tudo uma questão de integração entre software e hardware. A apple consegue tirar "mais suco dos iphones com menos força".

      Eliminar