2017/11/24

Reino Unido proíbe ISPs de anunciarem velocidades de internet enganadoras


Bem conhecemos a triste situação de pagar por um serviço de acesso à internet que anuncia X Megabits e depois ficar apenas com uma fracção disso. No Reino Unido os operadores vão ficar proibidos de anunciarem velocidades "até" determinado valor que não possam ser efectivamente cumpridas.

A praga dos "até" é algo com que também temos que lidar diariamente (mesmo até quando se trata de descontos) e no Reino Unido isso parece ter chegado a um ponto de ruptura face aos abusos dos operadores de acesso à internet. Até ao momento os ISPs podiam anunciar velocidades do serviço mesmo que apenas 10% dos seus clientes conseguissem atingir essa velocidade; com esta alteração, os operadores só poderão anunciar velocidades que sejam disponibilizadas a pelo menos 50% dos seus clientes, em período de pico!

Poderá parecer uma medida drástica, mas trata-se apenas de repor a justiça num sector que há muito é abusado pelos operadores - e bastará perguntar a qualquer cliente com ligação ADSL, que quase garantidamente estará nesta situação de ter uma velocidade efectiva bastante abaixo da velocidade teórica prometida, para se perceber porque motivo isto deveria ser uma exigência que se aplicasse a todos os operadores a nível Europeu. No Reino Unido o efeito desta medida é que planos anunciados como sendo de 76Mbps passarão a ser de 45-55Mbps; os de 38Mbps passarão a ser de 24-30Mbps; e os de 17Mbps poderão baixar para valores de 6Mbps.

Caso esta questão das velocidades ficasse arrumada, o passo seguinte seria obrigar os operadores a indicarem, de forma clara e transparente, quais as suas regras a nível de traffic shaping e throttling de dados, que seguramente poderiam ajudar a perceber porque motivo, mesmo pagando-se por velocidades de 100 ou 200Mbps, por vezes se tenha que ficar à espera que um vídeo do YouTube faça buffering para poder ser visto. :P

3 comentários:

  1. A MEO consegue proporcionar na pratica os 1000 Mbps (ou aproximado) que prometem ? Na MEO dizem que é "garantido" porque ao contrário das outras operadoras como a NOS metem a fibra em casa! Eu duvido, mas ainda gostava de saber até onde se consegue chegar... Só que ainda não posso experimentar porque ainda tenho mais 5 meses de fidelização na NOS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yap, tenho meo e já tive Vodafone (mudei de casa e não tinha cobertura Vodafone, se não não trocava). Tenho efectivamente os 100mbs,atw um bocado a cima disso 110 112. Mas trata se de ligação por fibra.

      Eliminar
  2. Seria mais correcto obrigar a:
    - Unicamente indicar velocidade mínima garantida em 100% dos clientes;
    - Qual o limite de tráfego antes do serviço ser cortado ou ainda mais degradado, e se for degradado qual a velocidade mínima do serviço então;

    Os operadores que não pudessem, não quisesse-sem, ou não cumprissem não poderiam operar.

    Assim tínhamos transparência.

    ResponderEliminar