2017/11/15

Samsung Dex poderá correr Linux

A ideia de se usar um smartphone como computador "desktop" não é nova, e a Samsung volta a referir essa possibilidade, fazendo-nos imaginar como seria ter um ambiente gráfico Linux completo a correr num dos seus smartphones com a dock Dex.


Quando um smartphone toca em valores na ordem do milhar de euros, é de esperar que o equipamento seja mais que um simples terminal para fazer chamadas e consultar as redes sociais. A Samsung, com o Galaxy S8 e mais recentemente com o Note 8, apostou no Dex, uma dock que permite transformar o smartphone em "computador" ligado a um monitor, rato e teclado... e que em breve poderá expandir-se das apps Android para um verdadeiro ambiente gráfico Linux.

O poder de processamento dos smartphones é cada vez maior, permitindo hoje em dia executar muitas das tarefas que normalmente são realizadas num PC. O Android em si ainda apresenta algumas limitações em termos de estação de trabalho, sendo por isso natural que as marcas estudem outras alternativas para maximizar os índices de produtividade.


No vídeo em cima, podemos ver um exemplo de como o Dex, em conjunto com um Smartphone Galaxy pode correr uma distribuição Linux, algo semelhante ao que a Canonical tentou fazer com o Ubuntu Egde.

Não sendo uma solução para todos, é por certo uma opção a ter em conta por quem trabalha em mobilidade. Resta agora esperar mais algum tempo, para se ficar a saber o que a Samsung tem em mente para o futuro desde Dex.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]