2017/12/01

Como usar um controlo remoto Philips Hue como interruptor de parede


No processo de automação das casas nem sempre é fácil compatibilizar os interruptores manuais tradicionais com as lâmpadas inteligentes, mas há casos em que a coisa pode ficar resolvida com um simples adaptador.

Ainda recentemente vimos como transformar um sensor de portas da Xiaomi em interruptor de parede; mas desta vez nem sequer será preciso pegar num ferro de soldar. Quem optar por utilizar lâmpadas Hue poderá utilizá-las como lâmpadas convencionais, mas ficará com o habitual problema de todas as lâmpadas inteligentes instaladas em circuitos tradicionais: quando tiverem a lâmpada desligada no interruptor de parede, deixam de a poder controlar remotamente.

No caso das Philips Hue, para além das automações e app, também é possível controlar as lâmpadas através de um controlo remoto. Daí que uma solução simples e eficaz consiste em simplesmente aplicar o controlo remoto sobre o interruptor de parede já existente usando um adaptador impresso em 3D e alguns imanes.


Neste caso o adaptador foi criado para ficar por cima dos interruptores de parede normalmente utilizados no Reino Unido, mas nada nos impede de criar um à medida dos interruptores que tivermos por casa. Sendo que a vantagem é "não se estragar nada" nem ter que andar a mexer na instalação eléctrica - e continuando a dar acesso fácil ao interruptor físico tradicional caso seja necessário.

Com as impressoras 3D a terem preços próximos dos 100 euros, já não é nada que esteja fora do alcance da maioria dos entusiastas (sendo que em alternativa podem mandar imprimir as peças que necessitarem em sites que providenciam esses serviços online).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)