2017/12/04

Google Doodle celebra 50 anos de programação para crianças


A Google apresenta-nos mais um Doodle interactivo na sua página principal, e desta vez a ocasião é a celebração dos 50 anos das linguagens de programação para crianças.

Com forte inspiração no Scratch do MIT, o Doodle de hoje transforma a habitualmente complicada tarefa de programar num mini-jogo em que basta arrastar os comandos que permitirão a um pequeno coelho digital apanhar todas as cenouras. É um processo bastante divertido e simples de seguir, e que permitirá a crianças (e graúdos) ficar com as bases fundamentais do que é uma instrução e a respectiva acção, seguido das sequências e dos ciclos.

O que talvez seja mais assustador é constatar que a linguagem de programação LOGO que este Google Doodle homenageia já está a celebrar 50 anos!

Muitos dos que agora se aventuram em linguagens de programação mais complexas certamente ainda se poderão recordar do tempo em que faziam passear uma pequena tartaruga virtual em LOGO; e, não menos importante, poderão recorrer a este Doodle para incentivar esse mesmo fascínio pela programação nos mais pequenos. Isto sem ignorar que, hoje em dia, ferramentas como o Scratch e linguagens como o Swift permitem fazer coisas com que há 50 anos apenas se poderiam sonhar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)