2017/12/04

Google proíbe apps que mostrem publicidade no lockscreen - a não ser que só façam isso


A Google decidiu finalmente olhar para o crescente número de apps que vão abusando dos utilizadores com a instalação de publicidade no lockscreen, e passa a proibir essa prática... a não ser que a app se dedique unicamente a fazer isso.

A versatilidade do Android permite que as apps possam fazer praticamente tudo o que se possa imaginar, e entre essas possibilidades está a utilização de lockscreens personalizados. O problema é que várias apps têm abusado dessa funcionalidade, muitas vezes por intermédio de actualizações depois de já terem conquistado um número razoável de utilizadores. Por exemplo, o célebre ES File Explorer, em tempos um excelente gestor de ficheiros, e que depois se tornou numa desastrosa app repleta de publicidade... que se estendia ao lockscreen.

É algo que terá que mudar daqui para a frente, com as novas regras da Google que proíbem as apps de apresentar publicidade no lockscreen, a não ser que seja uma app que dedique especificamente e unicamente a essa função.

Ou seja, a Google deixa a porta aberta para que continuem a existir apps que possam dar benefícios aos utilizadores em troca de publicidade no lockscreen, mas fecha a porta a todas as apps que se apresentem como sendo "gestores de ficheiros", ou "apps de lanterna" ou "calculadoras", mas que depois também surpreendam os utilizadores com a apresentação da dita publicidade nos seus ecrãs de bloqueio.

Seguramente isto não significará o fim dos abusos das regras na Play Store, mas as regras terão que ir evoluindo em função dos abusos que forem sendo detectados. Pessoalmente, recomendo simplesmente que se coloquem na lista negra as empresas ou developers que recorrerem a todo e qualquer tipo de tácticas abusivas... Não há falta de alternativas que tenham um pouco mais de respeito pelos utilizadores.

2 comentários:

  1. Já estragaram os planos a Altice ohhhhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que essa entra no campo das que só fazem isso. A app é mesmo para isso que serve, embora com mais umas pequenas coisas também relacionadas com "publicidade" portanto parece-me que se safam...
      BTW, ter a app sem permissões para arrancar sozinha e abri-la só uma vez por dia resolve o problema mantendo o bónus.

      Eliminar