2017/12/04

Samsung trabalha num sistema de reconhecimento da palma da mão

Depois das impressões digitais, reconhecimento facial e reconhecimento da íris, a Samsung trabalha num sistema que poderá reconhecer os utilizadores pela palma da sua mão.


Hoje em dia, os smartphones são uma extensão da nossa vida particular e privada, com os conteúdos neles armazenados a merecerem um acesso reservado. Torna-se por isso obrigatório utilizar um sistema que impeça acessos indesejados, havendo nesta altura várias alternativas disponíveis, cada uma com as suas vantagens e inconvenientes.

Até à chegada dos sensores de impressão digital, não utilizava qualquer sistema de bloqueio, unicamente por não ter paciência para introduzir um PIN ou desenhar um padrão (e assim ficando o smartphone de "portas abertas"). A chegada dos referidos sensores veio tornar o processo de desbloqueio bastante mais prático, pelo que hoje em dia não há desculpa para que não se recorra à segurança adicional que proporcionam.

Mas a Samsung está a estudar uma nova alternativa para reconhecimento do utilizador, desta vez através do reconhecimento da palma da mão. Esta, a par da impressão digital, é única e não sofre alterações significativas ao longo do tempo, sendo por isso uma boa opção para identificar um indivíduo. Esta opção terá como objectivo permitir o desbloqueio do equipamento, caso o utilizador não se recorde da password que definiu. A patente foi agora registada na Coreia do Sul, pelo que agora resta esperar para ver se a Samsung a irá implementar nos seus equipamentos.


(Ed. Depois não se admirem se o vosso smartphone começar a ler-vos a sina de cada vez que lhe mostrarem a palma para o desbloquearem. :)

2 comentários:

  1. Esta malta está-se a esquecer das capas para o telefone usadas talvez por mais de 85% dos utilizadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema usa a câmara. Desde que a capa não tape a câmara não interferirá... :)
      (Falta saber é se diferenciará entre uma palma real ou uma foto de uma... :)

      Eliminar