2018/01/30

App de galeria de fotos da Alcatel foi substituída por spamware


A app de galeria de fotos incluída com os smartphones Alcatel está a ser actualizada por uma nova versão, que não parece ter qualquer relação com a marca, e que infecta os smartphones com publicidade.

Quem compra um smartphone Android já está habituado a lidar com apps "repetidas" do fabricante para efectuar funções que o Android já faria de origem; e o problema é quando a marca aparentemente abre as portas para que actualizações dessas apps venham prejudicar os utilizadores com versões que ficam no limiar do malware.

A táctica de aproveitar apps existentes para lançar actualizações com conteúdos indesejados não é nova, com muitos atacantes a pagarem preços elevados por apps antigas que ainda tenham milhares de utilizadores; mas o que não se esperaria era ver tal táctica ser usada com apps de uma grande empresa como a Alcatel; cuja app de galeria também está a ser substituída por spamware.



A situação é bastante estranha e terá que ser esclarecida pela Alcatel, já que esta nova app que está a chegar aos utilizadores dos seus smartphones surge como sendo feita por outra entidade, o que deixa no ar a questão: será que a Alcatel subcontratou o serviço a esta nova empresa, nem sequer se preocupando em validar a qualidade da app? Ou - ainda pior - as suas chaves de segurança foram obtidas por esta empresa, que agora poderá lançar actualizações "malware" que podem substituir todas as apps oficiais da Alcatel?

Por estas e por outras é que as marcas deveriam deixar de se preocupar tanto em "adulterarem" o sistema tentando reinventar o que já existe, e limitarem-se a utilizar as apps oficiais do Android já existentes. Ou seja: preocupem-se mais em disponibilizar modelos com Android One, que os utilizadores agradecem!

(Ainda por cima, ao que parece, esta é uma daquelas apps que os utilizadores nem sequer podem desinstalar facilmente!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)