Depois de ter digitalizado milhares de obras de arte pelo mundo fora, a Google lançou uma actualização que está a transformar essas imagens num fenómeno viral: permitindo aos utilizadores verem com que obra de arte a sua selfie mais se assemelha.
Seguramente já terão passado por um qualquer quadro histórico e pensado que por lá existe um rosto parecido com alguém da actualidade. A Google ajuda a tirar as dúvidas ou, mais concretamente, permite que qualquer pessoa possa ver se tem algum "sósia" histórico, enviando uma sua selfie para que o sistema de reconhecimento da Google devolva a obra de arte que pensa ser mais aproximada.
Não faltam excelentes resultados que vão sendo partilhados na internet; mas há também muitos casos de aproximações pouco fiáveis e que nos relembram que este tipo de sistemas deverá ser encarado apenas como forma de diversão.
[bem, o sistema bem avisou que tinha uma parecença de apenas 32%]
Infelizmente, embora a Google não se abstenha de usar obras de arte de todo o mundo para esta comparação, esta funcionalidade está por agora limitada apenas aos utilizadores da sua app Google Arts & Culture nos EUA. Por isso, por cá, teremos que continuar a aguardar para saber se teremos uma qualquer obra de arte famosa que possa ser uma réplica fiel do nosso rosto...
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)