2018/01/05

Apple junta-se à Alliance for Open Media


A esperança de um novo codec universal, aceite por todos os gigantes tecnológicos, volta a parecer possível com a adesão da Apple como membro da Alliance for Open Media.

A Alliance for Open Media, da qual já faziam parte empresas como a Google, Amazon, Facebook e Microsoft, tem estado a desenvolver e promover um codec video ainda mais eficiente que o HEVC / H.265 e VP9, mas o sonho de que todos o suportassem ficava desde logo destroçado pelo facto da Apple estar de fora e tradicionalmente optar pelo H.265 (que obriga ao pagamento de taxas de utilização).

Pois bem, tudo isto volta a mudar, pois a Apple juntou-se à Alliance for Open Media, pelo que se espera que, implicitamente, também ela venha a suportar este novo codec AV1. Embora o AV1 ainda esteja em desenvolvimento, os resultados têm sido bastante promissores, com a Mozilla a já ter comprovado que uma das versões de testes permitia reduzir o tamanho de um vídeo em 25-35% face ao H.265 e VP9. Se assumirmos um vídeo UHD 4K de 20GB, estamos a falar de uma poupança de 5 a 7GB que são bastante significativos quando se multiplicam estes potenciais ganhos por milhões de utilizadores e transferências.

Há no entanto que ter em conta que, tal como tem acontecido com outros codecs, é esperado que os detentores de patentes relacionadas com o H.265 venham dificultar a adopção deste AV1 com processos que digam que o mesmo está a utilizar tecnologias suas... Pelo que, ainda deverá demorar algum tempo até que se possam ver os frutos desta potencial unificação de um codec apoiado por todos os gigantes tecnológicos.

3 comentários: