2018/01/28

Câmara automática Google Clips esgota imediatamente


A curiosa câmara Google Clips que é capaz de decidir por si só quais os momentos a captar foi finalmente posta à venda... e esgotou de imediato.


A Google Clips é uma câmara que é simultaneamente inspiradora e assustadora e que recorre a inteligência artificial para determinar que fotos e vídeos deverá captar. Uma inteligência artificial que foi treinada com a ajuda de fotógrafos profissionais e outros especialistas, e que promete acabar com as indecisões de que fotografias se devem tirar (e manter)... para além de, potencialmente, evitar que se percam alguns dos momentos únicos que seria possível registar e manter para a posteridade.

Claro que, a par das potenciais vantagens de uma câmara deste tipo, surgem também as inevitáveis preocupações com a privacidade. Se muitas pessoas já se podem sentir algo reticentes em ter dispositivos que estão permanentemente à escuta para responderem aos seus comandos (e talvez não só)... aqui trata-se de dar também a capacidade de visão, para além da capacidade de escuta.

Esse será talvez o maior entrave que a Google terá que superar para comercializar este Google Clips... mas, a avaliar pela recepção do mercado (que imediatamente fez esgotar as unidades disponíveis)... se calhar isso não será problema. No entanto, há que relembrar que o Google Glass também começou por ser bem recebido, e depois sucumbiu precisamente por causa das preocupações de invasão de privacidade, por ninguém gostar de estar potencialmente a ser filmado sem o seu consentimento. Teremos que aguardar para ver se não acontecerá algo idêntico com esta Google Clips.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)