2018/01/25

Chrome 64 chega com mais protecção contra popups e redirects


Já temos a primeira grande actualização do Chrome do ano e, para além das correcções, vem com melhorias a nível de evitar que sites abusivos chateiem os utilizadores.

Os tempos em que se podia confiar que os sites na web tratariam os visitantes com respeito há muito que passou, e hoje em dia torna-se indispensável que os browsers dêem ferramentas aos utilizadores para que se protejam dos sites abusivos. O novo Chrome 64 vem com um novo sistema anti-popup mais agressivo, que evita o surgimento de popups e novas janelas quando se clicam em botões disfarçados de outras coisas (como um "play", ou até botões transparentes criados deliberadamente para enganar os utilizadores).

Algumas das funcionalidades que se esperavam ver activadas nesta versão ainda não o foram - como o desactivar do áudio em videos auto-play, ou a proibição do redireccionamentos automáticos "duvidosos"; mas esta última funcionalidade está disponível para quem a quiser activar manualmente usando a flag: chrome://flags/#enable-framebusting-needs-sameorigin-or-usergesture (é de esperar que na próxima versão do Chrome a mesma já venha activada de origem, assim como a opção para silenciar completamente os sites).

De resto, temos as habituais correcções de segurança e muitas melhorias nos bastidores (mais interessantes para web developers e web designers); e também se pode esperar desempenho melhorado por conta do novo Javascript Engine V8 6.4 -eventualmente com alguma poupança de memória, que é área em que o Chrome bem poderia melhorar. Agora que o Firefox Quantum está cá fora, esperemos que isso incentive a equipa do Chrome a ser mais ambiciosa nos seus objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)