2018/01/14

Computação lógica mecânica

E se em vez de circuitos electrónicos digitais se tivessem processadores que replicam toda a lógica usando elementos mecânicos? É isso que alguns investigadores propõem, como sendo de utilidade para nano-computadores construídos em escala ultra-reduzida.

É quase inacreditável pensar que tudo isto que fazemos nos nossos computadores é possível por conta de pequenos transístores combinados de forma a criar conjuntos lógicos como o AND, OR, NOT, etc. Mas, essa mesma lógica binária não é um exclusivo da electrónica digital, e há quem tenha replicado esse princípio usando elementos mecânicos.

Funcionando de forma idêntica aos circuitos electrónicos mas com actuação mecânica, estes elementos permitiriam fazer o mesmo tipo de operações, com os inputs e outputs a serem feitos "por movimento" em vez de usarem electricidade. E embora possa parecer contraproducente estar a regressar aos tempos "mecânicos", estes investigadores dizem que este tipo de computação mecânica poderia ser muito mais eficiente do que os chips electrónicos, quando transposto para escalas moleculares - sendo que isso também resolveria automaticamente as questões da fricção e do desgaste mecânico, que seria praticamente inexistente.

... Vamos lá ver se daqui por uns anos não estaremos a usar wearables que recorrem a chips "mecânicos" para funcionarem, idealmente com autonomia ilimitada por serem alimentados pelos nossos próprios movimentos. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)