2018/01/19

Instagram passa a mostrar quando estiveram online (e como desactivar)


Os utilizadores do Instagram podem não ter reparado, mas a app passou a revelar publicamente quando é que estiveram online pela última vez sem sequer os ter alertado para esse facto.

É inacreditável como, depois de tantos incidentes passados, há empresas que continuam a tomar liberdades com a privacidade dos utilizadores e a activar secretamente funcionalidades que a podem por em causa, sem qualquer advertência - por outro lado, estamos a falar do Facebook, pelo que não se pode dizer que isso seja inesperado. Se utilizam o Instagram, o mais certo é a app estar a revelar publicamente quando é que estiveram online pela última vez.

É um dado que pode parecer inofensivo, mas que tem o potencial para se poder tornar problemático nalgumas situações específicas em que o utilizador preferisse manter isso privado...

Para resolver o problema bastará irem às definições da app e desactivarem a nova opção "Show Activity Status" que o Instagram decidiu activar sem dar qualquer satisfação aos utilizadores. E que ainda por cima utiliza em jeito de "chantagem", pois em jeito de menino amuado, quem desactivar esta opção para não partilhar a última vez que esteve online também deixa de ter acesso a ver essa informação das contas que continuarem a partilhar essa informação.


De qualquer forma, serve mais uma vez para lembrar que cada nova actualização se vai tornando numa tarefa cada vez mais arriscada caso as apps comecem a tomar mais liberdades deste tipo quanto ao que entenderem activar por sua própria iniciativa e sem darem conhecimento expresso aos utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)