2018/01/21

ManyKey é um teclado de macros feito com Arduino


Têm alguma sequência de teclas que realizem dezenas ou centenas de vezes por dia e que gostassem de simplificar? É isso que podem fazer com facilidade usando um Arduino e alguns botões, como demonstra este ManyKey.

Este ManyKey é um curioso projecto que tira partido da capacidade de podermos usar um Arduino como um dispositivo de entrada USB (HID - tal como se fosse um teclado) para criar um teclado capaz de realizar macros com ao toque de um (ou mais) botões; neste caso, com botões que podem ser actuados com os pés.

Claro que em vez de três botões pensados para serem actuados com os pés nada nos impede de usar qualquer outra coisa - como até mesmo um mini-teclado - e a funcionalidade seria sempre a mesma: com um simples toque num botão podemos despoletar toda uma sequência de teclas; que poderia ser algo como combinações de teclas "complicadas" ou até mesmo a introdução de textos longos frequentes, como nomes ou moradas.

Neste caso o projecto foi criado para auxiliar a função de DJ, permitindo usar os pés para efectuar comandos sem necessidade das mãos, mas o mesmo poderia muito bem aplicar-se a utilizadores com dificuldades de movimento e que também pudessem beneficiar de modos de interacção/navegação especializados; e seguramente ficariam melhor servidos com um destes pequenos Arduinos do que gastando uma fortuna num controlador "já feito".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)