2018/01/15

Moeda Casascius de 1BTC vendida por $28700 no Ebay


No outro dia falamos de moedas Bitcoin "de brincar" mas desta vez vamos falar de uma moeda que nada tem de brincadeira, como o seu preço de mais de 28 mil dólares poderá fazer imaginar.

Uma moeda Casascius de 1 Bitcoin foi vendida no Ebay por $28700, sensivelmente o dobro do seu valor efectivo de 1 Bitcoin, e ajudando a consagrar ainda mais o seu estatuto de raridade e de peças de colecção.

Estas moedas foram criadas por Mike Caldwell no início da década, e tinham precisamente como propósito dar uma representação física às populares moedas digitais - isto numa altura em que os Bitcoins ainda eram desconhecidos da maioria da população. Cada uma destas moedas vinha com um pedaço de papel selado com um autocolante holográfico contento a chave privada de acesso ao valor de Bitcoin da moeda - neste caso 1BTC, mas tendo sido feitas moedas com valores de 1000BTC (que hoje em dia, só em valor directo, representariam algo como 14 milhões de dólares!)

Eventualmente, as autoridades puseram fim a estas moedas, por considerarem que se tratava de "transferência de dinheiro" e para isso sendo exigido um conjunto de regulamentos e requisitos impraticáveis para um privado. Por esta altura Mike Caldwell já tinha vendido 27673 moedas, com um valor total de 59,383.9 BTC (cerca de 855 milhões de dólares ao valor actual!)

Considerando que esta moeda vendida no Ebay atingiu o dobro do seu valor nominal... é melhor nem pensar muito em valores. Convém é confirmar se por acaso não terão uma moeda de 1000BTC algures perdida no fundo de uma gaveta, caso a tenham comprado no início da década por brincadeira... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)