2018/01/07
Site do Dinheiro Vivo também usa visitantes para gerar criptomoedas
O site do Dinheiro Vivo é mais um que se junta ao grupo dos que recorrem aos visitantes para gerar criptomoedas sem o seu consentimento.
Quem visitar o site do Dinheiro Vivo e descobrir que o seu computador fica mais lento e que as ventoinhas aceleram subitamente, não está a imaginar coisas. Este site decidiu implementar um script de geração de criptomoedas, e que nem sequer tem a decência de usar apenas parcialmente o CPU dos visitantes, ocupando 100% do CPU em todos os "cores" que estiverem disponíveis.
Se a utilização do CPU não fosse denúncia suficiente, um salto aos scripts utilizados pelo site confirma a utilização de um script de mineração de criptomoedas.
Ora, facilmente se percebe no que este tipo de abusos resultam. Em vez de ganharem algumas "moedas" por conta dos utilizadores, o que vão acabar por conseguir fazer é que se torne ainda mais recomendável utilizar um ad-blocker para eliminar este script e também toda a restante publicidade que ainda se pudesse estar disposto a ver.
Ter uma atitude destas, em que usam o CPU a 100% e nem sequer dando qualquer informação sobre o que estão a fazer, demonstra uma total falta de respeito para com os visitantes pelo que, decerto compreenderão que os visitantes lhes "paguem" na mesma moeda - que é como quem diz, sem aceitarem que os seus computadores sejam usados para render moedas a favor do site.
Fica o alerta: se visitarem o site do Dinheiro Vivo, ter um ad-blocker que bloqueie os script de criptomoedas (como o uBlock Origin, entre outros) torna-se um requisito altamente recomendado.
Actualização: o site atribuiu este script a um ataque informático e diz já o ter removido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Melhor ainda é nem ir lá. Antigamente davam notícias e dicas interessantes, hoje há pouca coisa que se aproveite. E a minerar criptomoedas então...
ResponderEliminarConcordo 100% contigo Carlos. É uma enorme falta de respeito. No limite, teriam de avisar as pessoas.
ResponderEliminarSem o consentimento dos visitantes é ultrajante.
ResponderEliminaraqui não aparece nada... já leram a noticia :D
ResponderEliminarAparentemente o script é alheia à Global Media Group:
ResponderEliminarhttps://www.dinheirovivo.pt/outras/nota-da-direccao-ataque-informatico-resolvido/
Pois pois. O Pai Natal também entrou na minha chaminé para por prendas no dia 25 de Dezembro. Estranho foi terem removido alguns posts do facebook de leitores que também repararam nisso. Ninguém é culpado. São sempre todos alheios ao que passou. A mim admirava-me se tivessem admitido.
EliminarTem de haver sempre um pseudo-inteligente que acha que o mundo está todo virado para o tramar e que recusa a aceitar que há outras coitados que não o próprio.
EliminarAinda para mais num cenário destes, uma situação tão flagrante e óbvia (todos os cores a 100%) que durou poucas horas antes de ser cancelada.