2018/01/07

Site do Dinheiro Vivo também usa visitantes para gerar criptomoedas


O site do Dinheiro Vivo é mais um que se junta ao grupo dos que recorrem aos visitantes para gerar criptomoedas sem o seu consentimento.

Quem visitar o site do Dinheiro Vivo e descobrir que o seu computador fica mais lento e que as ventoinhas aceleram subitamente, não está a imaginar coisas. Este site decidiu implementar um script de geração de criptomoedas, e que nem sequer tem a decência de usar apenas parcialmente o CPU dos visitantes, ocupando 100% do CPU em todos os "cores" que estiverem disponíveis.

Se a utilização do CPU não fosse denúncia suficiente, um salto aos scripts utilizados pelo site confirma a utilização de um script de mineração de criptomoedas.


Ora, facilmente se percebe no que este tipo de abusos resultam. Em vez de ganharem algumas "moedas" por conta dos utilizadores, o que vão acabar por conseguir fazer é que se torne ainda mais recomendável utilizar um ad-blocker para eliminar este script e também toda a restante publicidade que ainda se pudesse estar disposto a ver.

Ter uma atitude destas, em que usam o CPU a 100% e nem sequer dando qualquer informação sobre o que estão a fazer, demonstra uma total falta de respeito para com os visitantes pelo que, decerto compreenderão que os visitantes lhes "paguem" na mesma moeda - que é como quem diz, sem aceitarem que os seus computadores sejam usados para render moedas a favor do site.

Fica o alerta: se visitarem o site do Dinheiro Vivo, ter um ad-blocker que bloqueie os script de criptomoedas (como o uBlock Origin, entre outros) torna-se um requisito altamente recomendado.


Actualização: o site atribuiu este script a um ataque informático e diz já o ter removido.

7 comentários:

  1. Melhor ainda é nem ir lá. Antigamente davam notícias e dicas interessantes, hoje há pouca coisa que se aproveite. E a minerar criptomoedas então...

    ResponderEliminar
  2. Concordo 100% contigo Carlos. É uma enorme falta de respeito. No limite, teriam de avisar as pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Sem o consentimento dos visitantes é ultrajante.

    ResponderEliminar
  4. aqui não aparece nada... já leram a noticia :D

    ResponderEliminar
  5. Aparentemente o script é alheia à Global Media Group:

    https://www.dinheirovivo.pt/outras/nota-da-direccao-ataque-informatico-resolvido/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois pois. O Pai Natal também entrou na minha chaminé para por prendas no dia 25 de Dezembro. Estranho foi terem removido alguns posts do facebook de leitores que também repararam nisso. Ninguém é culpado. São sempre todos alheios ao que passou. A mim admirava-me se tivessem admitido.

      Eliminar
    2. Tem de haver sempre um pseudo-inteligente que acha que o mundo está todo virado para o tramar e que recusa a aceitar que há outras coitados que não o próprio.

      Ainda para mais num cenário destes, uma situação tão flagrante e óbvia (todos os cores a 100%) que durou poucas horas antes de ser cancelada.

      Eliminar