2018/01/23

Tempo passado na internet continua a aumentar


A utilização da internet continua a aumentar, e há cada vez mais pessoas a passar mais tempo na internet, numa escala sem precedentes.

Lembram-se de como passavam o vosso tempo há 10 ou 20 anos atrás? Provavelmente terão dificuldade em lembrar-se disso... e mais ainda em tentar imaginar como era possível sobreviver sem ter acesso constante à internet a partir de um smartphone,

Segundo um estudo referente aos hábitos dos cidadãos norte-americanos, o tempo passado semanalmente na internet em casa aumentou das 3 horas no ano 2000 para mais de 17 horas!

Isto é o tempo passado na internet em casa, já que se considerarmos os acessos fora de casa, esse número sobe para quase 24 horas por semana


Se olharmos só para os dados referentes a esta década, descobrimos que desde 2010 o número de pessoas que usa o seu smartphone para aceder à internet subiu dos 23% para os 84%; que a utilização do email nos smartphones passou dos 21% para os 79%; a utilização do GPS subiu de 12% para 71%; a utilização de apps aumentou de 49% para 74%; e revelador dos hábitos musicais, o recurso a serviços de streaming de música aumentou dos 13% para os 67% - não será portanto surpresa que muitos dos jovens utilizadores nem sequer tenham consciência de que há um serviço chamado "rádio" que lhes permite ouvir música sem gastar dados nem ter que pagar (directamente) por isso.


Também significativo será pensar no impacto que estas 14 horas adicionais que se passam na internet por semana terá a nível dos relacionamentos familiares. É certo que antes da internet os hábitos familiares podiam resumir-se a ver televisão juntos ao final do dia; e tendo evoluído para os pais a verem televisão na sala enquanto os filhos viam outra coisa no televisor no seu quarto (ou a jogarem no seu computador)... mas será inegável que estas horas passadas na internet são horas roubadas ao potencial tempo em família que também não deveria ser descurado.

Mas... caberá a cada um decidir até onde se deverá ir sem cair em exageros e excessos; sendo que o mais importante será estar consciente das potenciais consequências que passar demasiado tempo com a cabeça enfiada na internet, alheio ao que se passa mesmo ao seu redor, poderão ter.

1 comentário:

  1. Desliguem o GDAX.com e o BINANCE.com e passarão a ter mais seres humanos nas praças, nos jardins e nas praias. ;)

    ResponderEliminar