2018/01/23

Linus Torvalds diz que patches do Meltdown são "lixo"


Não é preciso ser programador para se imaginar que também no software existem diferenças entre corrigir problemas da forma correcta ou de tentar desenrascar como calhar, e Linus Torvalds, sem papas na língua, vem dizer que as correcções disponibilizadas pela Intel para lidar com os bugs Meltdown e Spectre são "uma completa porcaria".

A Intel terá sido apanhada completamente de surpresa quando foi informada destes bugs que afectam praticamente todos os seus CPUs da última década, mas a pior parte é que parece não ter tido a capacidade de implementar as devidas correcções de forma adequada. Linus Torvalds, que já é conhecido por não ser nada meigo a criticar as coisas que considera estarem erradas, diz que nem acredita naquilo que está a ver, descrevendo as supostas correcções feitas pela Intel como sendo completamente loucas e sem sequer fazerem sentido.

Linus acusa a Intel de lançar actualizações "complicadas" que contêm coisas que nem fazem nada para lidar com o problema que deveriam corrigir, apenas para se fazerem passar como correcções complexas. A não ajudar temos o facto das correcções estarem a ser aplicadas de forma opcional (o que não se esperaria para falhas que são descritas como sendo graves), e nem sequer contemplarem a possibilidade de no futuro surgirem CPUs que dispensam estes patches arcaicos, arriscando-se a executar este código que os tornará mais lentos (e instáveis) mesmo que tal não seja necessário.

Sabendo-se que estas correcções aumentaram substancialmente o número de reboots nos sistemas em que foram aplicados (para não falarem do bug que até impediu que sistemas da AMD fizessem reboot), está mais que assegurado que são pedaços de software pouco recomendáveis - mas que os utilizadores não se podem arriscar a não instalar. De qualquer forma, não há como evitar que a imagem da Intel fique manchada, quando temos o criador do Linux a acusá-la directamente de fazer tal trapalhada nestas supostas correcções.

Actualização: a Intel até já veio pedir que não instalassem o patch, dizendo que causa reboots em demasia!

1 comentário:

  1. Esperemos que venham a lançar uma versão melhor dos patches Meltdown

    ResponderEliminar