2018/01/21

Tesla parou sozinho após condutor bêbedo ter adormecido ao volante


Talvez no futuro os automóveis autónomos possam levar passageiros bêbedos até casa sem por outras pessoas em risco, mas por agora não se pode esperar que um Tesla faça isso.

A polícia de São Francisco for surpreendida por um Tesla parado na faixa de rodagem numa ponte, com o condutor a dormir atrás do volante. O condutor terá começado por dizer que a culpa não era sua, e que deveria ser algum problema no sistema de Autopilot, mas depressa se veio a descobrir que o condutor estava com o dobro do limite de álcool permitido... o que faz suspeitar que o carro tenha parado em modo de emergência ao detectar a necessária falta de actividade regular por parte do condutor.

Embora não seja muito recomendável ter um carro parado no meio de uma ponte movimentada, a alternativa (ter um carro a continuar a conduzir sozinho sem capacidade para lidar com aquilo que viesse a encontrar) seria bastante pior e poderia ter resultado em acidente grave que vitimasse não só o condutor do veículo como outras pessoas... pelo que, acaba por ser o comportamento mais adequado - e que se só poderia ser melhor caso alertasse automaticamente as autoridades (por exemplo, poderia ter sido causado por um ataque cardíaco ou outro problema).

... Claro que é melhor nem pensar no que poderia ter acontecido se isto tivesse acontecido noutro veículo sem qualquer tipo de assistência automática à condução...

3 comentários:

  1. Já tinha visto fazer um teste a esta funcionalidade,

    https://youtu.be/XMdBA8KkQiY

    ResponderEliminar
  2. É pena ele não encostar mas ao menos pára e liga os piscas que já não é mau. Numa situação destas, como disseste, se fosse outro carro o gajo tinha simplesmente ido parar com ele ao rio, e isto se tivesse sorte de não bater em ninguém.

    ResponderEliminar
  3. Já lá vão os tempos em que eram os carros que bebiam em demasia...

    ResponderEliminar