2018/02/18

Nvidia GTX 1060 de 3GB deixa de minerar Ethereum em Windows


Más notícias para quem tiver optado por placas Nvidia GTX 1060 para minerar Ethereum em máquinas com Windows 10; pois uma actualização do sistema veio impossibilitar o processo.

O mercado das placas gráficas tem estado num autêntico reboliço por culpa das criptomoedas, fazendo com que o sector dos jogos passasse para segundo plano face aos clientes que compram placas gráficas "às paletes" para as colocarem a render criptomoedas. A Nvidia GTX 1060 de 3GB era um opção popular entre as placas mais económicas, e que se prestava bem à mineração de Ethereum.

Ao contrário dos Bitcoins, onde nem os mais potentes GPUs conseguem competir com os ASICs, chips especializados criados especialmente para funções específicas (como minerar Bitcoins), o Ethereum usa técnicas que complicam a vida aos ASICs, nomeadamente através da necessidade de uma quantidade apreciável de memória RAM no GPU (neste momento, 2.33GB). Era um valor que estava perfeitamente dentro das capacidades das GTX 1060 de 3GB, mas que deixou de estar devido a uma utilização do Windows 10 que faz com que o sistema reserve mais de 660MB da memória do GPU, impedindo que o GPU tenha os 2.33GB livres necessários.

Quem tiver as versões equipadas com 6GB continuará a poder manter tudo como está, mas para quem possuir as GTX 1060 de 3GB, a solução mais eficiente será considerar a utilização de Linux ou de Windows Server, que não ocupam tanta memória gráfica no GPU e ainda permitem a mineração de Ethereum nestas placas. (Outra alternativa, para quem quiser manter-se no Windows 10, será considerar a mineração de outras criptomoedas.)

De qualquer forma, se nos próximos tempos começarem a ver GTX 1060 de 3GB à venda a preços que parecem "de saldo"... já ficam a saber porquê!

4 comentários:

  1. Preço da Ethereum a cair em 3... 2... 1...

    Boa altura para vender e comprar de novo um pouco antes da descoberta de uma solução para o problema. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que pode que pode é ter o efeito contrário, porque sempre que existe escassez de algum recurso o preço dele sobe, se tens menos placas a minerar quer dizer que à partida terás menos Ethereum a chegar ao mercado, logo serão mais caras.

      Eliminar
    2. Se está a descer não se deve de os vender...prejuizo...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar