2018/03/08

Android P Preview chega com suporte para ecrãs recortados e mais


Já está disponível o Android P Preview que, embora ainda esteja bastante distante da sua data de lançamento oficial, já nos vai permitindo ver algumas das alterações que serão feitas nos Android.

Tal como já tinha sido referido, o Android P vai suportar nativamente ecrãs recortados, acabando com a questão que tem afectado muitos modelos Android que têm adoptado estes ecrãs... e que depois não se dão ao trabalho de fazer as alterações necessárias, limitando-se a apresentar informação "cortada" pelo recorte.


Quer isto dizer que há alterações na barra de estado, com o relógio a passar para o lado esquerdo, e depois havendo espaço para apresentar algumas notificações, com um ponto a indicar caso existam mais que não caibam no ecrã.


Puxando a secção das notificações para baixo, temos acesso a um mini painel de controlo redesenhado para acesso às funções rápidas (expansível se necessário), e as notificações passam a poder apresentar conteúdos adicionais, incluindo imagens, respostas imediatas inteligentes.



A secção inferior do homescreen também recebe algumas alterações. Para além de manter o Google Search em baixo e mais acessível (e com microfone), este painel passa a ter um fundo transparente para melhor o separar visualmente do resto dos conteúdos no ecrã. E já que estamos a falar de alterações visuais...


O ajuste do volume passa a adoptar uma orientação vertical em vez de horizontal. Uma alteração que será mais natural de utilizar (ou assim se espera). E... o menu de shutdown quando se pressiona o botão de power por algum tempo, passa a dar acesso a uma função de captura de ecrã, evitando que os utilizadores se sintam frustrados com a combinação de teclas necessárias para o fazer.


A nível das coisas que não se podem ver, temos as restrições adicionais de acesso à câmara, ao microfone, e aos sensores, por parte de apps que estejam suspensas em background, para evitar potenciais usos abusivos (para além de que todas as apps activas terão um icon na barra de estado a mostrar que estão a ser executadas). São alterações que irão seguramente complicar a vida a apps com necessidades específicas (como apps anti-roubo que quisessem passar despercebidas; ou apps que quisessem estar em segundo plano a recolher dados dos sensores periodicamente)... mas lá se terá que arranjar forma de lidar com isso.

Também temos suporte oficial para smartphones com multiplas câmaras, novos codecs de vídeo e imagem (HDR VP9 Profile 2) e HEIF (HEIC); e suporte para WiFi RTT (Round-Trip-Time) que permitirá determinar a localização no interior usando o tempo de resposta das comunicações WiFi.

As novidades não se ficam por aqui... mas não deixa de ser um pouco frustrante estar a falar de funcionalidades que provavelmente só irão chegar no final do ano (e ainda mais para smartphones de outros fabricantes) quando nesta altura a maioria dos smartphones Android ainda nem sequer tem a versão actual do sistema... Resta-nos esperar que o Project Treble realmente se comece a fazer sentir por altura da chegada deste Android P, e que nos demonstre aquilo que vale.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)