2018/03/10

Estação espacial Tiangong-1 vai despenhar-se nas próximas semanas


A estação espacial chinesa Tiangong-1 está prestes a demonstrar a velha máxima "tudo o que sobe tem que descer", estando prevista sua reentrada na atmosfera e desintegração nas próximas semanas.

A Tiangong-1 foi lançada para o espaço em Setembro de 2011, mas infelizmente vai ter um fim inglório que não era o inicialmente pretendido. Embora tenha sido utilizado para algumas missões tripuladas, a estação deixou de responder aos comandos remotos em em Março de 2016, ficando à deriva. O problema é que, não efectuando os comandos ocasionais para ajustar a sua órbita, a mesma tem estado a cair lentamente... estando agora prestes a fazer uma reentrada não controlada na atmosfera terrestre, gerando algumas preocupações.



Com cerca de 10 metros de comprimento, é esperado que partes da estação espacial consigam sobreviver à reentrada e chegar ao solo; sendo que neste momento ainda não se consegue prever se isso poderá acontecer sobre zonas habitadas ou não - embora os cientistas relembrem que o nosso planeta ainda tem uma superfície maioritariamente desabitada, e que por isso as probabilidades estão a nosso favor.

Felizmente, será possível ter uma ideia mais aproximada das zonas de maior risco nas 24h que precederem a sua reentrada, que neste momento se prevê que aconteça entre 29 de Março e 9 de Abril, mas estando sujeita a actualizações constantes por se tratar de uma reentrada "descontrolada".

... Com sorte, alguém ainda apanhará algumas peças para vender no Ebay. ;P

Actualização: caiu no Pacífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)