2018/03/19

Galaxy S9 já corre Android AOSP via Project Treble

O Galaxy S9 chegou às lojas há poucos dias, mas as vantagens do Project Treble já se fazem sentir, com o smartphone a já ter direito a uma versão "limpa" do Android AOSP.


O Project Treble é a grande esperança para que as actualizações no Android sejam alvo da revolução de que tanto necessitam; sendo umas das grandes novidades do Android 8 Oreo. Infelizmente essa revolução foi parcialmente adiada, pois o Project Treble tem estado ausente da maioria dos equipamentos que recebeu o Oreo via actualização - com a desculpa que é uma alteração demasiado arriscada - sendo apenas obrigatório nos smartphones que são lançados de origem com esta versão do Android - o que é o caso dos Galaxy S9.

Não surpreende por isso o facto de ter surgido no XDA uma ROM AOSP Android 8.0 a correr no Galaxy S9 com processador Exynos (para instalar a ROM, é necessário ter o bootloader desbloqueado, algo que não é possível na versão com processador da Qualcomm). Algo que embora possa não parecer muito interessante (afinal o S9 já vem com Android 8)... sempre expande a gama de opções dos utilizadores do S9 que quiserem usar uma ROM alterada - que eventualmente se pode tornar no mais próximo que se pode ter de um Galaxy S9 com "Android One" (já que infelizmente a Samsung parece continuar alheada a esses pedidos).

Há ainda muito trabalho pela frente, até porque é necessário o código fonte do kernel, mas não deixa de ser um bom sinal para o futuro das ROM a correr no Galaxy S9 da Samsung... e mais um passo na confirmação da validade do Project Treble.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)