2017/11/27

Project Treble revoluciona as actualizações nos Android

O Project Treble do Android começa finalmente a mostrar as suas vantagens, pela mão da comunidade de developers e entusiastas, que já mostraram como uma mesma imagem do sistema a correr em smartphones de diferentes fabricantes e com chipsets diferentes.


No final da semana passada, falámos sobre a primeira ROM baseada no AOSP (Android 8.0 Oreo) que teve a particularidade de ser disponibilizada para o Huawei Mate 9, smartphone que não tem sequer uma ROM AOSP do Android Nougat.
O XDA, templo das custom ROMs, está em verdadeira ebulição com os avanços conseguidos por conta do Projecto Treble da Google. A Huawei decidiu desenvolver uma versão do Android 8 Oreo para o Mate 9 com suporte para o Treble (curiosamente ao contrário da OnePlus). Desta forma, foi possível aos developers testarem este conceito com a ROM de teste que a Huawei lançou para o Mate 9, e os resultados não poderiam ter sido mais encorajadores: em menos de 24 horas, foi possível ter a correr no Mate 9 uma ROM AOSP Android 8.


Em breve, poderemos assistir a uma revolução no mundo das custom ROM, graças aos trabalhos que estes developers efectuaram. A imagem de sistema que eles criaram pode ser utilizada em vários equipamentos com SoC diferentes. A imagem que correu no Mate 9 também foi utilizada com sucesso nos Honor 9 e Honor 8 Pro, Sony Xperia XZ1 Compact e Essential Phone. Ao todo, são três fabricantes e dois SoC completamente diferentes (HiSilicon Kirin 960 e Qualcomm Snapdragon 835), todos a correrem o mesmo sistema.

Este feito abre as portas para que, num futuro próximo, se tenha algo mais próximo do que temos com o Windows no mundo dos PCs, onde está "implícito" que esse mesmo sistema operativo corra em qualquer tipo de computador que se compre. São tempos realmente interessantes, que poderão em breve fazer esquecer o problema da falta de actualizações na plataforma Android.

1 comentário:

  1. Até que enfim boas novidades! Que os fabricantes são miseráveis no que diz respeito às actualizações com algumas excepções claro.

    ResponderEliminar