2018/03/26

IBM cria micro-computador com 1mm a energia solar


Os smartphones podem ser excelentes exemplos de como podemos ter computadores potentes que cabem no nosso bolso, mas a IBM está a trabalhar num micro-computador que faz realmente jus a esse nome, com apenas 1mm.

Não se deixem enganar pela foto no início deste texto; pois não se trata daquele chip "gigante" que cabe na ponta de um dedo: aquele chip contém 64 pares destes novos micro-computadores da IBM com apenas 1x1mm. Algo que se torna mais aparente quando vemos um desses computadores no meio de grãos de sal, na seguinte imagem (é o pequeno ponto mais escuro).


Obviamente que com este tamanho reduzido não poderemos esperar um desempenho de um super-computador; mas a parte mais interessante é que a IBM não se esqueceu da parte da energia necessária para o fazer funcionar nem das comunicações com o exterior. Por isso, neste 1x1mm, temos o processador propriamente dito, um bloco de memória, um módulo de comunicação (óptico), e um pequeno painel solar capaz de alimentar todo o sistema. Ou seja... bastará deixar este chip "à luz" para que ele funcione e possa comunicar, recebendo e produzindo impulsos luminosos.

A IBM diz que estes micro-computadores podem ser produzidos por menos de 10 cêntimos cada um e que têm um desempenho equivalente a um CPU x86 de 1990 (o que não deixará de ser mais que suficiente para inúmeras aplicações).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)