2018/03/31

Novo sistema de navegação da Tesla faz apenas o que outras apps já fazem


A Tesla tinha prometido a chegada iminente de um sistema de navegação que estaria "anos luz" à frente do que existia nos seus automóveis; mas agora que chegou, parece limitar-se a ser aquilo que os utilizadores já estão habituados a ter (há muito) noutros sistemas de navegação.

Embora toda e qualquer melhoria feita ao sistema de navegação seja sempre positiva (bastará olhar para todos os automóveis - mesmo em segmentos de luxo - que nunca recebem uma actualização, ficando com mapas desactualizados logo ao final de 1 ano, ou até antes) as principais novidades do novo sistema de navegação dos Tesla são coisas que a maioria dos condutores já estará habituada a ter em apps de navegação ou outros sistemas.

Por exemplo, temos a indicação das faixas de rodagem em que se deve seguir no caso de estradas com múltiplas faixas; temos redirecionamento automático em caso de alteração das condições de trânsito e houver rotas alternativas que permitam poupar  mais que "x" minutos; indicação visual mais clara das manobras a efectuar; zoom automático à medida que nos aproximamos do próximo ponto onde virar; e... talvez mais importante, este novo sistema passa a ser baseado em módulos open-source, facilitando imensamente o processo de melhorias para o futuro (o anterior sistema estava dependente de código proprietário com o qual não era fácil lidar).

Embora esta actualização tenha sido indicada como ficando disponível com a versão 2018.12, aparentemente está a ser activada de forma faseada entre os Tesla... pelo que, se tiverem um, terão apenas que aguardar até que chegue a vossa vez.



3 comentários:

  1. Ainda bem que não há assim tantos condutores com um veículo da Tesla. Lamentável é a venda dos GPS integrados em veículos "normais" que perdem credibilidade pela falta de actualizações.

    ResponderEliminar
  2. Mas já existem modelos que têm actualizações via OTA dos mapas actualizados.

    ResponderEliminar
  3. Já há muito que os sistemas integrados de GPS que têm atualizações só não costumam ser gratuitas mas isso já são outros quinhentos!

    ResponderEliminar