2018/03/31

Tesla chama às oficinas 123 mil Model S devido a problemas na direcção assistida


Depois de mais um acidente mortal num Tesla Model X, a marca volta a ser alvo de notícias ao chamar o maior número de automóveis de sempre às oficinas para reparar um problema relacionado com a direcção assistida nos Model S fabricados antes de Abril de 2016.

Parece que as críticas relacionadas com a corrosão nos braços da direcção de que alguns clientes se tinham queixado sempre têm razão de existir, com a Tesla a reconhecer que há efectivamente um problema. Segundo a Tesla, há um "risco" de que as porcas do sistema de direcção assistida possam sofrer corrosão excessiva nos países de clima frio que usem sais de cálcio ou magnésio para evitar o gelo nas estradas (em vez de sal comum).

Se assim for, o veículo pode ficar sem direcção assistida, mas sem que isso se torne num problema crítico: se o veículo estiver em movimento o condutor continuará a poder conduzir o carro quase sem sentir diferenças, sendo que só em manobras a baixa velocidade irá notar que a direcção fica significativamente mais pesada (imagino o que custará "arrastar" aqueles pneus com jantes de 20".) A Tesla diz que os donos destes Teslas podem continuar a utilizá-los normalmente, e que irão ser contactados quando chegar a sua vez de irem trocar as porcas afectadas, numa operação que deverá demorar cerca de uma hora.

Esta recolha afecta metade de todos os Model S já produzidos, o que não deixará de marcar negativamente a Tesla; sendo que já em 2015 tinham sido chamados às oficinas 90 mil Model S devido a problema no cinto de segurança; e no ano passado foram chamados 53 mil Model S e Model X devido a um problema no travão de estacionamento.

... Ao contrário dos problemas que podem ser resolvidos via actualizações de software, estes "bugs" de hardware tornam-se bastante mais complicados de resolver...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)