Depois de passados em revista os melhores smartphones e tablets do MWC 2018, é agora chegada a vez dos produtos de redes, com o destaque a ir para as redes mesh.
O WiFi Mesh tem sido a grande aposta do momento para solucionar o problema da cobertura WiFi em todo o tipo de soluções complicadas, e praticamente todos os fabricantes têm apostado em produtos com esta tecnologia. Neste campo, estranhou-se o facto de a Huawei não ter levado até Barcelona o seu WiFi Q2, recentemente apresentado no CES de Las Vegas. Tendo em conta que o evento não contou com o novo smartphone Huawei P20, este produto poderia ter merecido honras de palco no MWC. Assim, ficou mais espaço para que outros apresentassem as suas soluções em destaque:
D-Link
Até agora a D-Link tinha vindo a centrar o WiFi Mesh no mercado empresarial, mas esta política foi alterada, passando a marca a apostar também no mercado doméstico. Para responder às necessidades destes mercado, a D-Link apresentou o D-Link COVR-2202, com dois pontos de acesso WiFi AC 2200 Tri-Banda MU-MIMO, e o COVR-C1203 com três pontos de acesso WiFi AC 1200 MU-MIMO.
Ambos os modelos integram a plataforma Qualcomm Mesh Networking e funcionam com qualquer router ligado à internet, criando uma rede WiFi Mesh. Os pontos de acesso contam com duas portas LAN Gigabit, para ligação de equipamentos por cabo.
TP-Link
A TP-Link lançou o Deco M5 na IFA 2017 e não perdeu muito tempo para apresentar uma evolução deste produto, o Deco M6. Este novo Deco passa a adoptar um sistema Tri-Band AC2200, que além de funcionar como WiFi Mesh, disponibiliza também suporte para Bluetooth e ZigBee - mostrando bem a aposta da marca no segmento da domótica.
Para maior conforto do utilizador, este Deco M6 oferece um nível de segurança acrescido através do TP-Link HomeCare, com protecção antivírus e de malware integrada, através de uma parceria com a Trend Micro.
Netgear
Uma referência ainda para a Netgear. O Orbi é o seu produto compatível com WiFi Mesh e está disponível em várias configurações. Na imagem em cima, podemos ver ao centro, uma unidade bastante curiosa, pois destina-se a ser colocado no exterior. Segundo assegurou um representante da marca, está preparada para resistir às intempéries. Desta forma, é possível distribuir o sinal WiFi, dentro e fora da habitação.
Soluções WiFi com fartura e que nos fazem pensar se, um destes dias, ainda se começa a propiciar a criação de uma rede mega-mesh em larga escala, capaz de nos fazer ter internet em qualquer local sem necessidade das infraestruturas convencionais...
Bom dia, Carlos. Já tiveste oportunidade de testar este tipo de equipamentos? Valem mesmo a pena face ao tradicional router wi-fi com um ou outro repetidor, atendendo a que não são propriamente baratos?
ResponderEliminarSim... O AmpliFi do fundo de gadgets é de luxo; e também experimentei a solução mesh da UniFi (mais adequado para empresas, mas também economicamente acessível para usar em casa se for preciso).
EliminarAinda estão muito caros estes equipamentos , mas a criação de rede mega- Imesh era algo giro e útil de acontecer
ResponderEliminar