2018/03/06

Redes mesh em força no MWC 2018

Depois de passados em revista os melhores smartphones e tablets do MWC 2018, é agora chegada a vez dos produtos de redes, com o destaque a ir para as redes mesh.


O WiFi Mesh tem sido a grande aposta do momento para solucionar o problema da cobertura WiFi em todo o tipo de soluções complicadas, e praticamente todos os fabricantes têm apostado em produtos com esta tecnologia. Neste campo, estranhou-se o facto de a Huawei não ter levado até Barcelona o seu WiFi Q2, recentemente apresentado no CES de Las Vegas. Tendo em conta que o evento não contou com o novo smartphone Huawei P20, este produto poderia ter merecido honras de palco no MWC. Assim, ficou mais espaço para que outros apresentassem as suas soluções em destaque:

D-Link


Até agora a D-Link tinha vindo a centrar o WiFi Mesh no mercado empresarial, mas esta política foi alterada, passando a marca a apostar também no mercado doméstico. Para responder às necessidades destes mercado, a D-Link apresentou o D-Link COVR-2202, com dois pontos de acesso WiFi AC 2200 Tri-Banda MU-MIMO, e o COVR-C1203 com três pontos de acesso WiFi AC 1200 MU-MIMO.

Ambos os modelos integram a plataforma Qualcomm Mesh Networking e funcionam com qualquer router ligado à internet, criando uma rede WiFi Mesh. Os pontos de acesso contam com duas portas LAN Gigabit, para ligação de equipamentos por cabo.

TP-Link


A TP-Link lançou o Deco M5 na IFA 2017 e não perdeu muito tempo para apresentar uma evolução deste produto, o Deco M6. Este novo Deco passa a adoptar um sistema Tri-Band AC2200, que além de funcionar como WiFi Mesh, disponibiliza também suporte para Bluetooth e ZigBee - mostrando bem a aposta da marca no segmento da domótica.

Para maior conforto do utilizador, este Deco M6 oferece um nível de segurança acrescido através do TP-Link HomeCare, com protecção antivírus e de malware integrada, através de uma parceria com a Trend Micro.

Netgear


Uma referência ainda para a Netgear. O Orbi é o seu produto compatível com WiFi Mesh e está disponível em várias configurações. Na imagem em cima, podemos ver ao centro, uma unidade bastante curiosa, pois destina-se a ser colocado no exterior. Segundo assegurou um representante da marca, está preparada para resistir às intempéries. Desta forma, é possível distribuir o sinal WiFi, dentro e fora da habitação.

Soluções WiFi com fartura e que nos fazem pensar se, um destes dias, ainda se começa a propiciar a criação de uma rede mega-mesh em larga escala, capaz de nos fazer ter internet em qualquer local sem necessidade das infraestruturas convencionais...

3 comentários:

  1. Bom dia, Carlos. Já tiveste oportunidade de testar este tipo de equipamentos? Valem mesmo a pena face ao tradicional router wi-fi com um ou outro repetidor, atendendo a que não são propriamente baratos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... O AmpliFi do fundo de gadgets é de luxo; e também experimentei a solução mesh da UniFi (mais adequado para empresas, mas também economicamente acessível para usar em casa se for preciso).

      Eliminar
  2. Ainda estão muito caros estes equipamentos , mas a criação de rede mega- Imesh era algo giro e útil de acontecer

    ResponderEliminar