2018/03/31

Telescópio espacial James Webb adiado para 2020


quase uma década que aguardamos o momento em que o novo telescópio espacial James Webb chegue ao espaço... mas infelizmente vamos ter que esperar um pouco mais.

Depois dos testes bem sucedidos que faziam indicar que o James Webb pudesse manter os planos de ser lançado em 2019 (com esta data a representar já um adiamento face à data inicialmente avançada de Outubro de 2018) chega a notícia de que agora só poderá ser lançado em Maio de 2020 - no melhor caso.

A NASA não quer arriscar que algo corra mal com este que será o sucessor do Hubble e que nos permitirá ver o Universo com mais qualidade que nunca. Indirectamente, a NASA refere que houve alguns lapsos na montagem por parte da Northrup Grumman que podem originar problemas e, considerando que não será possível "arranjar" o telescópio depois de ter sido lançado, isto implica mais alguns meses (pelo menos) a corrigir estes problemas - num dos casos havendo um erro na cablagem que podia romper o escudo solar.

Para quem já esperou tanto... acho que não será por aguardar mais um ou dois anos que se justifica deitar tudo a perder. O essencial é que, quando for lançado, tudo corra como está planeado, e que nos possa dar imagens nunca vistas do Universo, durante muitos e longos anos, sem problemas.

2 comentários: