2011/01/30

Espreitar o Passado nas Estrelas [NASA]

Já toda a gente sabe que quando olha para as estrelas no céu, está na realidade a ver um retrato de um passado distante. A luz que vemos neste preciso instante partiu há muitos milhões de anos, percorrendo o Universo sem parar.
Aliás, até a luz do nosso próprio Sol demora cerca de 8 minutos a chegar até nós.

Portanto, sempre que se olha para o espaço através de um telescópio, estamos na realidade a viajar no tempo, e a espreitar um passado distante.


Na busca pelo momento inicial do Universo, a NASA mostra-nos até onde podemos espreitar.

Com um telescópio terrestre, podemos ver apenas um passado recente, 6 mil milhões de anos após o Big Bang.

Quando o Hubble foi lançado, permitiu ver mais longe, até cerca de 1.5 mil milhões de anos após o Big Bang; e com o upgrade Ultra Deep Field em 2004, esse valor foi melhorado significativamente para 800 milhões de anos. Valor que sofreu nova actualização em 2010 com o Ultra Deep Field IR, passando para os 480 milhões de anos.

Quando o futuro telescópio espacial James Webb entrar em operação, a NASA estima que conseguiremos espreitar o espaço, "apenas" 200 milhões de anos após o início do Universo!


Faz-nos lembrar a nossa pequenez, e o ridículo que é assistirmos a tanta ganância e corrupção no nosso planeta para que uns poucos certos indivíduos possam passar umas poucas décadas acima dos restantes espécimes da raça humana...

1 comentário:

  1. De facto à escala universal a existência da raça humana não passa de um breve(e possivelmente mal sucedido e inconsequente) instante...
    http://youtu.be/Y-6jBKoMObc

    ResponderEliminar