2018/04/09

Essential Phone ganha ajuste do "notch" para cada app


Muitas apps Android não estão estão preparadas para lidar com os ecrãs recortados, coisa que a Essential resolveu na última actualização com uma nova opção que permite configurar a utilização dessa área app a app.

Até que chegue o suporte oficial para ecrãs recortados do Android P os fabricantes têm que se desenrascar da melhor forma possível para garantirem que os milhões de apps disponíveis irão funcionar correctamente nos seus smartphones com ecrãs recortados. À semelhança do que outras marcas têm feito, também a Essential seguiu o caminho de permite configurar a utilização da área extra, tanto a nível global como para cada app especificamente.


São dadas três opções aos utilizadores. A primeira "Essential recommended", determina automaticamente que apps deverão utilizar essa secção do ecrã com base numa lista de apps que a Essential testou; as outras permitem forçar a utilização da área extra sempre (por norma, as apps que não estiveram preparadas para este tipo de ecrãs apenas utilizarão a área normal, como se fosse um ecrã convencional); ou usar sempre excepto quando se usa o smartphone na horizontal (opção seguramente pensada para ser utilizada com jogos ou app de vídeo).

Este tipo de opções já é usado por outros fabricantes (por exemplo, no P20 a Huawei também permite que se forcem apps específicas para tirarem o máximo partido do ecrã - indo até ao ponto de ter outra opção adicional que permite esconder o notch, deixando a cor de fundo daquela secção a preto, tornando-o "invisível")... e será algo que deveremos começar a ver de forma cada vez mais frequente... considerando a quantidade de smartphones com ecrãs recortados que estão a chegar ao mercado.


... É só escolher... :)

1 comentário: