2018/04/11

Facebook lança verificador para afectados no caso Cambridge Analytica


O número de portugueses afectados pelo caso Cambridge Analytica é extremamente reduzido, mas quem estiver preocupado já pode verificar os seus dados se encontram entre os milhões de registos que forem recolhidos de forma indevida.

Os portugueses tiveram a sorte de não ser um grupo preferencial para a recolha de dados levada a cabo pela Cambridge Analytica, pelo que se estima que apenas alguns poucos milhares terão sido afectados. O facto desta recolha ter sido feita de forma indirecta - bastando que um amigo aceitasse a utilização da app "This Is Your Digital Life" para que esta empresa pudesse ter acesso a dados suficientes para criar um perfil não só sobre o amigo mas de toda a sua rede de contactos - faz com que qualquer pessoa possa estar entre esse grupo.

Para tirar as dúvidas, o Facebook disponibiliza uma página onde os utilizadores podem comprovar se estão entre os utilizadores cujos dados foram acedidos pela Cambridge Analytica.

Se não estiverem, podem continuar com toda a normalidade; se estiverem... podem igualmente continuar o vosso dia a dia com tranquilidade. É que será praticamente garantido que este caso da Cambridge Analytica não terá sido um caso isolado, e haverão muitas dezenas ou centenas de outras empresas que já terão recorrido a técnicas idênticas para acumular dados sobre milhões de utilizadores do Facebook (a única diferença é que desta vez alguém veio denunciar o caso publicamente).

Aliás... o próprio Facebook já admitiu que todos os utilizadores terão tido todos os seus dados públicos copiados por empresas com fins maliciosos... pelo que a verdade é apenas aquela que há muito se sabe: será melhor assumir que tudo o que se coloca na internet (mesmo com a intenção de que seja privado) acabará por se tornar público... especialmente quando se fala de uma rede social.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)