2018/04/11

iOS 11.3 está a bloquear iPhones com ecrãs não oficiais


O iOS 11.3 veio com a muita aguardada função para desligar o abrandamento nos iPhones com baterias mais usadas, mas infelizmente volta a dar algumas dores de cabeça às pessoas que tiverem iPhones reparados com peças não oficiais.

Muitos utilizadores descobriram que o iOS 11.3 veio com uma novidade inesperada: quem optou por trocar um ecrã partido numa loja não oficial, arrisca-se a descobrir que o seu iPhone deixou de reconhecer os toques no ecrã, embora embora as imagens continuem a ser apresentadas normalmente. Para um dispositivo que depende desta funcionalidade, não será necessário dizer que isto o torna completamente inútil.

De relembrar que esta não é a primeira vez que uma actualização causa problemas em iPhones reparados com peças não oficiais. O ano passado houve um caso idêntico referente aos ecrãs nos iPhone 7 (que a Apple corrigiu com nova actualização), e anteriormente tinha havido o caso do "Error 53" referente aos iPhones com Home Buttons substituídos... que também foi posteriormente resolvido com uma actualização. Considerando este histórico, será de imaginar que também este novo caso venha a ser resolvido com outra actualização - até porque qualquer tentativa de impedir reparações com peças não oficiais é ilegal.

No entanto, facilmente se imagina a frustração de quem, até que a situação fique resolvida - o que poderá demorar semanas, ou meses - fica com um iPhone "pisa-papéis" que não pode utilizar. Se isto não é uma forma "indirecta" da Apple desincentivar o recurso a reparadores não oficiais e incentivar a adesão aos seus programas "Apple Care"... não sei o que seja.

Actualização: afinal... nem a própria Apple deixa margem para dúvidas, aplicando restrições mesmo quando se tratam de peças originais... utilizadas por reparadores não oficiais.

5 comentários:

  1. Confirma-se: comprar produtos dessa marca é um tiro no próprio pé.

    ResponderEliminar
  2. Apenas está a relembrar aos utilizadores que o hardware e software pertence á apple o que cliente pagou é apenas para o poder utilizar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que diz naquelas letrinhas miudinhas dos contratos de condições de utilização?

      Ou eles estão mesmo acima das leis?

      Eliminar
  3. Não te está escapar nada no post?

    "O ano passado houve um caso idêntico referente aos ecrãs nos iPhone 7 (que a Apple corrigiu com nova actualização), e anteriormente tinha havido o caso do "Error 53" referente aos iPhones com Home Buttons substituídos... que também foi posteriormente resolvido com uma actualização."

    No iPhone, a integração entre o software e o hardware é completa. Se eu usar hardware de terceiros não é natural que surjam incompatibilidades? Que são resolvidas. Isso é comparável com as atualizações no Android que não chega à generalidade dos equipamentos por incompatibilidades com o diferente hardware e que não são resolvidas?

    ResponderEliminar
  4. Estava e eu não sabia ainda : https://abertoatedemadrugada.com/2018/04/ios-11-desactiva-sensor-de-luminosidade.html

    ResponderEliminar