2022/11/26

Cápsula Orion bate recorde de distância da Apollo 13

A cápsula Orion da missão Artemis I bateu o recorde de distância que pertencia ao módulo de comando da missão Apollo 13.

A missão Apollo 13 ficou mundialmente conhecida por causa do acidente que sofreu, mas por causa disso tornou-se também na missão que fez os astronautas chegarem ao ponto mais distante da Terra até agora (400.171 km), uma vez que foi necessário recorrer a uma órbita alternativa utilizando a gravidade da Lua para acelerar o seu regresso à Terra.

A cápsula Orion não tem astronautas a bordo, mas nos próximos dias deverá atingir uma distância máxima de 432.194 km da Terra, tornando-a na cápsula para astronautas que mais se distanciou do nosso planeta.
Isto faz com que a tripulação da Apollo 13, James Lovell, Fred Haise e Jack Swigert ainda mantenham o recorde de pessoas que estiveram mais longe do nosso planeta; um recorde que só terá oportunidade de ser quebrado nas próximas missões Artemis com astronautas. Por agora, apenas transporta um manequim que vai monitorizando as condições a bordo, e que foi baptizado de "Commander Moonikin Campos", em honra de Arturo Campos, que delineou o procedimento de emergência de transferência de energia do módulo lunar para o módulo de comando durante a missão Apollo 13, que se revelou essencial para permitir o regresso em segurança dos astronautas à Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)