2022/11/26

Apps do Palm Pilot chegam ao Internet Archive

Passa a ser possível revisitar algumas das icónicas apps dos Palm Pilot através da emulação no Internet Archive.

Antes de se sonhar naquilo em que os smartphones se viriam a tornar, os Palm Pilot eram um dos dispositivos mais desejados por quem não resistia à ideia de ter um computador que pudesse levar no bolso para todo o lado.

É um pedaço de história que evoca nostalgia a quem por cá anda nos tempos em que o Windows 95 tinha honras de lançamento mundial com músicas exclusivas, mas que agora pode ser revisitado por nostálgicos e curiosos a partir de qualquer browser - incluindo os smartphones actuais.

O Internet Archive passa a contar com mais de 500 apps Palm Pilot acessíveis instantaneamente através de emulação.
Embora seja bastante improvável que alguém vá optar por usar estas apps de forma regular, é algo que relembra a importância de preservar e manter acessíveis apps e sistemas passados. Basta recordar que actualmente já temos centenas ou milhares de apps iOS que se tornaram inacessíveis por terem deixado de ser suportadas (como as antigas apps de 32-bits). E isso é algo que também acontece com assustadora regularidade a nível de jogos que dependem de serviços na cloud que (inevitavelmente) acabam por ser desligados sem que seja dada qualquer alternativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)