2022/11/08

Renault faz parceria com a Google para criar carro "por software"

A Renault aposta ainda mais na Google para o futuro dos seus automóveis.

Dando mais um passo no sentido que o sector tem seguido nas últimas décadas, a Renault oficializa uma parceria com a Google no sentido de criar o carro do futuro com uma plataforma que permite "criar um carro por software".

Já sabemos que os carros se têm tornado, cada vez mais, em verdadeiros computadores sobre rodas, e isso é algo que se torna ainda mais evidente à medidas que se vai transitando para os carros eléctricos e para os sistemas cada vez mais avançados de assistência à condução e também do infotainment. Não será descabido imaginar que, num futuro não muito distante, o software disponibilizado com o carro seja um dos factores a ser levado em conta na escolha do próximo veículo, da mesma forma que hoje temos quem opte logo por um Mac ou um computador Windows.

A ideia é criar um carro cujas capacidades possam ser definidas por software, e que possibilitará coisas como criar um "gémeo digital" virtual do veículo, utilizado para simulações e para melhorar a experiência personalizada para cada condutor e passageiro - mas que também poderá ser visto como mais uma forma de restringir funcionalidades que estão no veículo e que terão que ser desbloqueadas mediante o pagamento de opções "in-app" ou através de subscrições (como algumas marcas já começaram a fazer).

A Renault já começou a adoptar o sistema Android Automotive no seu Megane E-Tech, veremos de que forma esta parceria irá influenciar os futuros modelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)