2022/11/08

MS promove produtos no menu de sign-out do Windows 11

A Microsoft está a fazer nova tentativa encapotada para adicionar publicidade no Windows 11, por agora com "sugestões" no menu de sign-out do Windows 11.

Apesar das muitas críticas de que o Start Menu do Windows 11 se começa a tornar numa zona dominada pelas sugestões, a MS adicionou mais recomendações e sugestões no menu dedicado ao sign-out do Windows.

Os utilizadores podem deparar-se com coisas que parecem simples recomendações benéficas, como a recomendação para fazer backups, mas que depressa revelam o principal intuito de promover os próprios serviços da MS, com coisas como pedir para completar o perfil de utilizador, criar uma conta Microsoft, ou utilizar o OneDrive.
É algo que até se poderia considerar aceitável, não fosse o pequeno pormenor do Windows ser um produto pago, no qual não deveria ser aceitável adicionar qualquer tipo de publicidade ou promoção de serviços adicionais. Ou, no mínimo, que isso fosse acompanhado de uma opção para desactivar toda a publicidade e recomendações, para quem não estiver interessado nisso.

Este tipo de promoções e sugestões até poderiam ser tolerados, bastando que a MS começasse a disponibilizar o Windows de forma gratuita para uso doméstico - algo que já deveria ter feito há anos. Mas, se quer que os utilizadores paguem pelo Windows (e não esquecer que, na maioria dos casos, já estão sujeitos a toda uma série de produtos publicitários e promocionais que os fabricantes dos computadores "fazem o favor" de pré-instalar) não pode depois esperar que estes estejam predispostos para aturar qualquer tipo de publicidade adicional sem reclamar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)