2022/11/08

Notícias do dia

Musk considera Twitter pago para todos; Netflix Triviaverse interactivo desafia espectadores com cultura geral; LG mostra ecrã microLED esticável; Amazon Photos melhorado para Android; grupo de ransomware ameaça divulgar dados do Medibank; e Mastodon supera 1M de utilizadores activos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um microSD SanDisk 128GB.

Musk defende bónus de $56B da Tesla

Como se a novela com o Twitter não bastasse, Elon Musk terá ainda que ir a tribunal para tentar convencer o juiz que merece o prémio no valor de cerca de 56 mil milhões de dólares da Tesla.

Um prémio que é posto em causa por um dos accionistas, que acusa Elon Musk de ter dedicado pouca atenção à empresa, na altura dividindo o seu tempo e atenção entre a Tesla e a SpaceX, e agora ainda mais com o Twitter. A empresa defende Musk dizendo que o prémio não assentava no pressuposto de estar presencialmente na companhia a "marcar o ponto" durante horas específicas, mas sim ao cumprimento de objectivos - tendo cumprindo 11 dos 12 objectivos definidos, sendo que cada um deles dava acesso a descontos extra na compra de acções da empresa. Ainda assim, há quem considere excessivo que Musk, por esta via, venha a receber o equivalente a 56 mil milhões de dólares, seis vezes mais do que o que ganharam os 200(!) mais bem pagos CEOs do mundo, combinados, durante um ano.


Tesla mostra Megafactory na Califórnia


Depois das Gigafactories dedicados aos automóveis, a Tesla revelou a Megafactory, uma fábrica destinada à produção dos Megapacks de baterias. A empresa de Elon Musk diz que esta fábrica poderá produzir 10 mil Megapacks por ano, com capacidade equivalente à de 50 centrais de combustíveis fósseis.



Samsung atinge novo recorde 5G com 1.75 Gbps a 10 km

O 5G na gama mmWave promete velocidades elevadas a curta distância, mas a Samsung parece querer demonstrar que é possível tirar partido disso a distâncias superiores.

Na Austrália, a Samsung bateu um recorde ao atingir velocidades médias de 1.75 Gbps de download e 61.5 Mbps de upload a 10 km de distância - sendo que se chegou a atingir 2.7 Gbps de velocidade de pico. Uma demonstração que visa promover a utilização do 5G não só nas zonas urbanas como também nas zonas rurais, permitindo a expansão das vantagens do 5G para fora das cidades.


Apple corta produção dos iPhone 14

Além das dificuldades de produção dos iPhone 14 Pro, a Apple voltou a fazer ajustes na produção dos iPhone 14 normais, reduzindo as encomendas em 3 milhões de unidades - passando de um total de 90 milhões para 87 milhões.

O iPhone 14 Plus tem sido uma surpresa (pela negativa). Depois da Apple ter cancelado o iPhone 13 mini por ter tido pouca procura, seria de esperar que um iPhone grande como o 14 Plus seria melhor recebido - no entanto, pode dar-se o caso do seu preço elevado fazer com que os clientes prefiram optar pelos iPhone da gama Pro (sem esquecer que os iPhone 14 não Pro utilizam o mesmo chip dos iPhone 13, o que também será um factor penalizador).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora o conceito de "tablets" remonte às décadas de 50 e 60, foi preciso esperar até ao final da década 80 para que o primeiro tablet comercial chegasse ao mercado (apesar de terem havido alguns anteriores com produção bastante limitada). O GRiDPad 1900 foi lançado em 1989, com uma stylus que ficava presa ao tablet por um cabo. Curiosamente, o seu sistema de reconhecimento de texto foi criado por Jeff Hawkins, que mais tarde viria a criar os populares PalmPilot.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)