2022/11/07

Verificação de idade no Instagram chega a Portugal

A Meta começa a testar hoje em Portugal os novos sistemas de verificação de idade no Instagram, com vídeos selfie ou validação por três amigos.

Os sistemas de verificação de idade online são algo que normalmente recai em duas categorias: os que são demasiado intrusivos, pedindo coisas como dados de um cartão de crédito ou documento de identificação oficial; ou os que são completamente irrelevantes, ao estilo dos sites que pedem "clique aqui se tiver mais de 18 anos". A Meta tenta encontrar uma solução intermédia, com novos sistemas de validação de idade que está a aplicar ao Instagram e que agora começam a ser testados também em Portugal.

O método que potencialmente será mais interessante e menos intrusivo consiste na verificação de idade através da validação por três amigos. Se não quiserem chatear os amigos também será possível gravar um vídeo selfie, usando tecnologia da que Yoti estima a idade com base em características faciais (com promessa de que os vídeos são eliminados após o processo de verificação). E claro, mantém-se também o sistema habitual de poder validar a idade disponibilizando um documento de identificação como o cartão de cidadão ou carta de condução.

No sistema de validarão por amigos, a Meta refere ainda que: "a pessoa responsável pela confirmação deve ter pelo menos 18 anos de idade, e não pode estar envolvida na confirmação de idade de mais ninguém no momento, e tem de cumprir com outras medidas de segurança em vigor. As três pessoas que forem seleccionadas para confirmar a idade receberão uma solicitação e têm que responder dentro de três dias".


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)