2022/11/11

Windows 11 melhora Task Manager com pesquisa de processos

O Task Manager do Windows 11 prepara-se para ser mais útil, com pesquisa e filtragem de processos.

Hoje em dia é impossível tentar limitar o número (excessivo?) de processos que o Windows 11 executa, sendo que até uma instalação limpa nos confronta com cerca de 130 processos em memória - que facilmente se podem multiplicar para mais de 300 após se terem instalado mais alguns programas e em processo de trabalho normal no dia a dia. Algo que me faz recordar com saudade os tempos em que ainda conseguia limitar isso a algumas poucas dezenas de processos, mas que inevitavelmente fui obrigado a deixar de tentar fazer para manter a minha sanidade mental (irritavam-me particularmente todos aqueles programas que mantinham processos permanentemente em memória só para verificar a existência de updates, em vez de optarem por agendar essa verificação nas tarefas temporizadas do sistema!)

Perante esta quantidade de processos já não basta apresentar uma lista dos processos do Windows, e será por isso interessante o sistema de filtragem / pesquisa que a MS está a preparar.
Claro que, para quem gosta de estar mais informado sobre os processos em memória, continuará a ser mais recomendável recorrer a algo como o Process Explorer do Sysinternals - mas é sempre positivo quando as ferramentas do próprio sistema se tornam mais úteis.

Resta esperar também que a MS consiga começar a reduzir a quantidade de bugs e problemas que parece ir adicionando a cada nova actualização, em tendência inversa ao que seria esperado dessas mesmas actualizações.

2 comentários:

  1. o Ubuntu Linux tb tem esta pesquisa de processos, aliás basta começar a escrever à semelhança do file manager que tb vem de origem no Ubuntu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aqui estamos a falar do Windows. O Linux é outro sistema...

      Eliminar