2022/11/12

NASA tenta lançamento do SLS na próxima semana

O imenso SLS resistiu ao furacão Nicole e a NASA prevê fazer o lançamento na próxima quarta-feira, 16 de Novembro.

O mundo aguarda com ansiedade para ver o SLS voar pela primeira vez, depois de todos os (dispendiosos) atrasos e problemas detectados que ditaram o adiamento nas anteriores tentativas. Desta vez as coisas estiveram novamente complicadas, devido à passagem do furacão Nicole, mas a NASA diz que o SLS e a cápsula Orion resistiram sem problemas, e que os ventos nunca ultrapassaram os limites de resistência pré-estabelecidos.

A NASA considerou recolher o SLS - o que teria provocado novos atrasos - mas concluiu que seria mais arriscado fazer regressar o foguete e potencialmente apanhar ventos fortes com o foguete a meio da viagem, do que deixá-lo na torre de lançamento. E com isto, fica tudo a postos para o SLS mostrar (finalmente) o que vale, com o seu primeiro lançamento real.

Para este lançamento de estreia, que servirá de antecipação ao regresso de astronautas à Lua, o SLS lançará uma cápsula Orion vazia que irá circundar a Lua antes de regressar à Terra, para validar que tudo corre como previsto antes do envio de astronautas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)