A Amazon está a convidar alguns utilizadores para fazerem parte de um grupo selecto, onde podem receber $2 por mês se deixarem que a Amazon espie por onde andam na internet.
Por muitos dados que as empresas tecnológicas já recolham sobre os utilizadores e clientes, não há limite à sua vontade de quererem mais e mais. No caso da Amazon pelo menos a coisa é feita "às claras", propondo aos utilizadores a adesão a este programa "Ad Verification" dos utilizadores do seu grupo Amazon Shopper Panel.
Quem aceitar, passará a utilizar uma "VPN" da Amazon - que na prática não é uma VPN a sério, mas apenas usado para redireccionar os pedidos de DNS para os servidores da Amazon - que dá à empresa de Jeff Bezos a capacidade de saber todos os sites e endereços que acederem. Sendo o objectivo ter um maior e melhor controlo sobre que publicidade da Amazon estes utilizadores vêem. A parte ridícula é que a Amazon acha que saber tudo isto sobre os seus clientes é algo que merece uns míseros dois dólares por mês, o que deveria ser considerado um insulto.
Relembre-se que no passado o Facebook chegou a usar um serviço de "controlo de tráfego das apps", que não fazia qualquer referência ao Facebook, e que lhes deu valiosos dados sobre que apps os utilizadores estavam a utilizar. Dados esses que foram essenciais para o Facebook comprar o WhatsApp pelo valor "bilionário" que comprou, por saber que era um serviço que estava a crescer e a tornar-se uma ameaça.
Não digo que a Amazon devesse pagar milhões para saber o que os seus utilizadores andam a fazer, mas pelo menos deveriam pensar em algo mais próximo dos $50, mesmo que fosse em crédito para gastar em compras na Amazon.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O pior é imaginar que haverá avalanches de pessoas desejando participar em semelhantes programas...
ResponderEliminarE era tão simples disponibilizar servidores DNS, DNS via TLS, DNS via HTTPS, DNS via QUiC, DNSCrypt. Meter lá nas cláusulas que vão espiar por onde os utilizadores andam de forma a optimizarem a oferta comercial assim como decidirem novas aquisições futuras com base no tráfego observado.
ResponderEliminarNem pagavam nada e de certeza que iriam ser inundados de utilizadores que não querem saber disso, só quer algo que funcione e os deixe chegar onde eles querem ir.