2022/12/04

Amazon quer espiar sites que se visita - mas só quer pagar $2 por isso

A Amazon está a convidar alguns utilizadores para fazerem parte de um grupo selecto, onde podem receber $2 por mês se deixarem que a Amazon espie por onde andam na internet.

Por muitos dados que as empresas tecnológicas já recolham sobre os utilizadores e clientes, não há limite à sua vontade de quererem mais e mais. No caso da Amazon pelo menos a coisa é feita "às claras", propondo aos utilizadores a adesão a este programa "Ad Verification" dos utilizadores do seu grupo Amazon Shopper Panel.

Quem aceitar, passará a utilizar uma "VPN" da Amazon - que na prática não é uma VPN a sério, mas apenas usado para redireccionar os pedidos de DNS para os servidores da Amazon - que dá à empresa de Jeff Bezos a capacidade de saber todos os sites e endereços que acederem. Sendo o objectivo ter um maior e melhor controlo sobre que publicidade da Amazon estes utilizadores vêem. A parte ridícula é que a Amazon acha que saber tudo isto sobre os seus clientes é algo que merece uns míseros dois dólares por mês, o que deveria ser considerado um insulto.
Relembre-se que no passado o Facebook chegou a usar um serviço de "controlo de tráfego das apps", que não fazia qualquer referência ao Facebook, e que lhes deu valiosos dados sobre que apps os utilizadores estavam a utilizar. Dados esses que foram essenciais para o Facebook comprar o WhatsApp pelo valor "bilionário" que comprou, por saber que era um serviço que estava a crescer e a tornar-se uma ameaça.

Não digo que a Amazon devesse pagar milhões para saber o que os seus utilizadores andam a fazer, mas pelo menos deveriam pensar em algo mais próximo dos $50, mesmo que fosse em crédito para gastar em compras na Amazon.

2 comentários:

  1. O pior é imaginar que haverá avalanches de pessoas desejando participar em semelhantes programas...

    ResponderEliminar
  2. E era tão simples disponibilizar servidores DNS, DNS via TLS, DNS via HTTPS, DNS via QUiC, DNSCrypt. Meter lá nas cláusulas que vão espiar por onde os utilizadores andam de forma a optimizarem a oferta comercial assim como decidirem novas aquisições futuras com base no tráfego observado.
    Nem pagavam nada e de certeza que iriam ser inundados de utilizadores que não querem saber disso, só quer algo que funcione e os deixe chegar onde eles querem ir.

    ResponderEliminar