2022/12/10

Chrome ganha poupança de memória e bateria

Se se deparam frequentemente com o consumo excessivo de memória no Chrome, vão gostar das novas opções de poupança de memória.

Quer seja por manterem centenas de tabs abertas, ou por usarem alguns serviços que consomem bastantes recursos, não é incomum que quem deixe um Chrome aberto por alguns dias descubra que o mesmo está a gastar uma dezena ou mais de gigabytes de memória, obrigando a fazer um restart do Chrome - processo que acabará por ser repetido regularmente. Agora, a Google tenta evitar essa necessidade, ou torná-la menos frequente.

O Chrome passa a contar com novas opções de desempenho que permitem reduzir a memória ocupada e prolongar a autonomia.

A opção de poupança de memória descarrega as tabs inactivas, poupando memória, e recarregando-as quando os utilizadores regressam a elas; sendo também possível especificar tabs que se queiram manter continuamente em memória. A opção de poupança de bateria reduz a utilização do CPU, podendo ser activada nos portáteis quando estão em modo de bateria, ou quando a carga da bateria chega a 20%.
Estas opções ficam disponíveis no Chrome 108 na nova secção Performance nos Settings.

Uma vez que isto é algo que ainda pode demorar algumas semanas a chegar a todos os utilizadores, podem também activar estas funções através das seguintes flags do Chrome:
  • chrome://flags/#battery-saver-mode-available
  • chrome://flags/#high-efficiency-mode-available

Veremos se é eficiente ao ponto de dispensar as extensões de poupança de memória.


Actualização: Infelizmente pouco ou nada muda na prática, continuando a precisar de um restart após alguns dias de utilização, para libertar uma dezena de gigabytes de memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)