2022/12/14

Chrome continua a gastar memória apesar do modo de "poupança"

O novo modo de poupança de memória do Chrome não evita que o browser continue a "perder" memória e obrigar a restarts regulares.

Já faz parte da minha rotina habitual reiniciar o Chrome a cada três ou quatro dias, quando o seu consumo de memória começa a ser excessivo. Com a nova opção de poupança de memória esperava que as coisas mudasse, mas infelizmente não é o caso.

Mesmo com a opção activada, que liberta a memória das tabs inactivas, o Chrome continua a sofrer de memory leaks que não consegue recuperar, acabando por fazer com que o uso de memória continue a crescer lentamente, dia após dia, até se começar a aproximar do limite disponível no sistema - fazendo com que esteja na altura de recorrer a um chrome://restart para o reiniciar mantendo todas as janelas e tabs, e recuperando uma dezena de gigabytes de memória no processo.
Admito que não serei um caso típico, já que mantenho quatro ou cinco janelas abertas, com um total de mais de 70 tabs abertas; e mantendo o Chrome continuamente em funcionamento dia após dia, sem reboots do sistema.

Este efeito do uso crescente de memória não se faria notar se tivesse um uso mais típico de reiniciar o computador a cada dia; e estou também consciente de que há alguns sites / serviços que têm maior culpabilidade neste uso de memória. Mas, isso não significa que, em último caso, a "culpa" continue a ser do Chrome, já que deveria ser capaz de fazer uma correcta gestão dos recursos e recuperar completamente a memória ocupada por cada tab quando activa o tal modo de poupança / suspensão.

Até que isso aconteça, lá manterei a rotina de ir fazendo um restart ao Chrome a cada poucos dias.

1 comentário:

  1. No meu caso, são duas janelas, uma com uns 50 e outra com uns 200...

    Nada, mas mesmo nada se compara à libertação de memória que a extensão The Great Suspender consegue obter.

    ResponderEliminar