Quer seja por manterem centenas de tabs abertas, ou por usarem alguns serviços que consomem bastantes recursos, não é incomum que quem deixe um Chrome aberto por alguns dias descubra que o mesmo está a gastar uma dezena ou mais de gigabytes de memória, obrigando a fazer um restart do Chrome - processo que acabará por ser repetido regularmente. Agora, a Google tenta evitar essa necessidade, ou torná-la menos frequente.
O Chrome passa a contar com novas opções de desempenho que permitem reduzir a memória ocupada e prolongar a autonomia.
A opção de poupança de memória descarrega as tabs inactivas, poupando memória, e recarregando-as quando os utilizadores regressam a elas; sendo também possível especificar tabs que se queiram manter continuamente em memória. A opção de poupança de bateria reduz a utilização do CPU, podendo ser activada nos portáteis quando estão em modo de bateria, ou quando a carga da bateria chega a 20%.
Estas opções ficam disponíveis no Chrome 108 na nova secção Performance nos Settings.
Uma vez que isto é algo que ainda pode demorar algumas semanas a chegar a todos os utilizadores, podem também activar estas funções através das seguintes flags do Chrome:
-
chrome://flags/#battery-saver-mode-available
chrome://flags/#high-efficiency-mode-available
Veremos se é eficiente ao ponto de dispensar as extensões de poupança de memória.
Actualização: Infelizmente pouco ou nada muda na prática, continuando a precisar de um restart após alguns dias de utilização, para libertar uma dezena de gigabytes de memória.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)